segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

MULTIMÍDIA NO APRENDIZADO - AEDES EGYPT

Vídeo Aula com o Professor Samuel para informar sobre o Aedes Egypti e as suas doenças e as maneiras de prevenção






TABELA


DOENÇAS

                                                       DOENÇAS
    
     Aedes Aegypti e umas das doenças do sangue que causam dores no corpo e transmite o Zika. Alguns sintomas são febre baixa e dores nas articulações e manchas vermelhas na pele, as manifestações são nas primeiras 24 hs pode causar coceira intensa.


Katiane Bezema da Silva 8° Ano B

AEDES EGYPTI E SUAS DOENÇAS

                                                                      Aedes Egypti

     O vírus Aedes Egipty tem três doenças a Zika, chikungunya e a dengue.  As doenças têm quase os mesmos sintomas febre dores nas articulações, coceira e vermelhidão nos olhos só não este presente na dengue.
     Para combater o mosquito e só deixar não nascer. Para o mosquito não nascer não deixar agua parada, tampe bem a caixa d’agua, virando os pneus, não deixando agua acumulada detrás da geladeira e manter a lixeira bem fechada.
     Todos contra o mosquito se o mosquito não nascer à doença não transmite.


Cauê Vinicius Soares Salviano 8° Ano B

ZICA VÍRUS, CHIKUNGUNYA E DENGUE

Produção


Zica Vírus, Chikungunya e Dengue

Essas três doenças pode ser transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, mas também pode ser transmitida por transmissão sexual, transmissão de sangue e entre outras. Alguns sintomas é febre, dores nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira, vermelhidão nos olhos.
Prevenção é: tirando água acumulada de garrafas, pneus, vasos de plantas. Tampar as caixas d’água, vazias que possui água para animais lavar sempre que for possível, para não ter o mosquito. Vamos ter consciência, vamos combater se o mosquito não nasce ele não reproduz todos contra o mosquito.

Yasmim Rafaela dos Santos Soares.

8° Ano B

MOSQUITO AEDES

MOSQUITO AEDES

O Zika vírus, a chikungunya e a Dengue são doeças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti, Essas doenças tem alguns sintomas semelhantes, por exemplo, dores no corpo e quase sempre nas articulações, dor de cabeças e outros.
Podemos evitar de varias maneiras, evitando água parada em garrafas, pneus, jarros e tambores, por isso que é bom evitar esse tipo de coisa.
Vamos prevenir para doentes não ficarmos.


Nadlla Carlos Pinto 8º Ano B

AEDES

AEDES

                O mosquito Aedes Aegypti é o causador da Zika, da chikungunya, e a dengue. Nos podemos evitar isso de varias formas como não deixar água parada em garrafas, pneus, jarras. A larva se reproduz rápido, a Fêmea é a que pica e espalha a doença.

Francisca Jessica de Sousa Silva

8° Ano B

TODOS CONTRA O AEDES EGYPTI

Todos contra o mosquito Aedes Egypti

Todos nós podemos fazer alguma coisa para combater esse mosquito, por exemplo, fechar tampas de lixos, derramar água parada nos casos, vasilhas etc.
Sintomas do Zika: febre, dores nas articulações, coceira, vermelhidão nos ossos, as manchas é quase sempre presente e com manifestações nas primeiras 24hs.
O Aedes Aegypti causador da chikungunya, Dengue, ZiKa.
A prevenção é usar roupas longas mosquiteiro, geralmente quem usam mosquiteiro são recém-nascido e eliminar focos de criação.

Erika Suzanna da Silva

8° Ano B

domingo, 28 de fevereiro de 2016

O QUE CHIKUNGUNYA

O que é Febre Chikungunya?

Sinônimos: febre chicungunha
Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus.
Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.
A febre chikungunya teve seu vírus isolado pela primeira vez em 1950, na Tanzânia. Ela recebeu esse nome pois chikungunya significa “aqueles que se dobram” no dialeto Makonde da Tanzânia, termo este usado para designar aqueles que sofriam com o mal. A doença, apesar de pouco letal, é muito limitante. O paciente tem dificuldade de movimentos e locomoção por causa das articulações inflamadas e doloridas, daí o “andar curvado”.
Publicidade
Os mosquitos transmitiam a doença para africanos abaixo do Saara, mas os surtos não ocorriam até junho de 2004. A partir desse ano, a febre chikungunya teve fortes manifestações no Quênia, e dali se espalhou pelas ilhas do Oceano Índico. Da primavera de 2004 ao verão de 2006, ocorreu um número estimado em 500 mil casos.
A epidemia propagou-se do Oceano Índico à Índia, onde grandes eventos emergiram em 2006. Uma vez introduzido, o CHIKV alastrou-se em 17 dos 28 estados da Índia e infectou mais de 1,39 milhão de pessoas antes do final do ano. O surto da Índia continuou em 2010 com novos casos aparecendo em áreas não envolvidas no início da fase epidêmica.
Os casos também têm sido propagados da Índia para as Ilhas de Andaman e Nicobar, Sri Lanka, Ilhas Maldivas, Singapura, Malásia, Indonésia e numerosos outros países por meio de viajantes infectados. A preocupação com a propagação do CHIKV atingiu um pico em 2007, quando o vírus foi encontrado no norte da Itália após ser introduzido por um viajante com o vírus advindo da Índia.
As taxas de ataque em comunidades afetadas em recentes epidemias variam de 38% a 63% e, embora em níveis reduzidos, muitos casos destes países continuam sendo relatados. Em 2010, o vírus continua a causar doença em países como Índia, Indonésia, Myanmar, Tailândia, Maldivas e reapareceu na Ilha Réunion.
Casos importados também foram identificados no ano de 2010 em Taiwan, França, Estados Unidos e Brasil, trazidos por viajantes advindos, respectivamente, da Indonésia, da Ilha Réunion, da Índia e do sudoeste asiático.
Atualmente, o vírus CHIKV foi identificado em ilhas do Caribe e Guiana Francesa, país latino-americano que faz fronteira com o estado do Amapá. Isso quer dizer que a febre chikungunya está migrando e pode chegar ao Brasil, onde os mosquitos Aedes aegypti e o Aedes albopictus têm todas as condições de espalhar esse novo vírus.

FONTE: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/febre-chikungunya

O QUE É ZIKA

O que é Zika Vírus?

Zika Vírus é uma infecção causada pelo vírus ZIKV, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue da febre chikungunya. O vírus Zika teve sua primeira aparição registrada em 1947, quando foi encontrado em macacos da Floresta Zika, em Uganda. Entretanto, somente em 1954 os primeiros seres humanos foram contaminados, na Nigéria. O vírus Zika atingiu a Oceania em 2007 e a França no ano de 2013. O Brasil notificou os primeiros casos de Zika vírus em 2015, no Rio Grande do Norte e na Bahia.

Causas

O contágio do vírus ZIKV se dá pelo mosquito que, após picar alguém contaminado, pode transportar o ZIKV durante toda a sua vida, transmitindo a doença para uma população que não possui anticorpos contra ele.
O ciclo de transmissão ocorre do seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas. O Aedes aegypti procria em velocidade prodigiosa e o mosquito adulto vive em média 45 dias. Uma vez que o indivíduo é picado, demora no geral de 3 a 12 dias para o Zika vírus causar sintomas.

FONTE: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/zika-virus

O QUE É DENGUE

O que é Dengue?

dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. O seu principal vetor de transmissão é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente com a dengue em mais de 100 países de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da dengue.
Existem quatro tipos de dengue, pois o vírus causador da dengue possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo, mas imunidade parcial e temporária contra os outros três.
Embora pareça pouco agressiva, a doença pode evoluir para a dengue hemorrágicae a síndrome do choque da dengue, caracterizadas por sangramento e queda de pressão arterial, o que eleva o risco de morte. A melhor maneira de combater esse mal é atuando de forma preventiva, impedindo a reprodução do mosquito.
Em 1865 foi descrito o primeiro caso de dengue no Brasil, na cidade de Recife, sendo considerada epidêmica em 1846, quando se espalhou por vários estados, como Rio de Janeiro e São Paulo. Acredita-se que o mosquito Aedes aegypti chegou ao Brasil pelos navios negreiros, uma vez que as primeiras aparições do mosquito se deram no continente africano. No início do século XX, o médico Oswaldo Cruz implantou um programa de combate ao mosquito que chegou a eliminar a dengue no país durante a década de 1950.
No entanto, a dengue voltou a acontecer no Brasil na década de 1980. Hoje em dia, os quatro tipos de vírus circulam no país, sendo que foram registrados 587,8 mil casos de dengue em 2014, de acordo com o Ministério da Saúde.

FONTE: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/dengue

DENGUE, ZIKA, CHIKUNGUNYA


CICLO DO MOSQUITO


O COMBATE AO MOSQUITO É TODO DIA


SINTOMAS


PREVENÇÃO AO AEDES EGYPTI


TODOS CONTRA O AEDES EGYPTI


COMBATE AO AEDES EGYPTI

Grande mobilização nas comunidades que formam o Distrito de Mata fresca
Professores e alunos se mobilizaram em toda a comunidade para combater o mosquito Aedes egypti
































































PLANTÃO PEDAGÓGICO

             A nossa escola convida todos os pais e/ou responsáveis para o plantão pedagógico do 1° bimestre. Sua presença é fundamental nes...