sexta-feira, 16 de maio de 2014
E. E. F. FRANCISCO AMARAL LIMA GANHA PREMIO ESCOLA NOTA 10, DENTRE VÁRIAS ESCOLAS DO ESTADO DO CEARA
E. E. F. FRANCISCO AMARAL LIMA GANHA PRÊMIO ESCOLA NOTA 10, DENTRE VÁRIAS ESCOLAS DO ESTADO DO CEARA
domingo, 11 de maio de 2014
OFICINA PETECA
OFICINA –PETECA
TEMA: OS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL E PROTEÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
PRIMEIRO MOMENTO
Dia: 19.05.2014
• Conversas informes investigando o conhecimento prévio dos alunos;
• Levantamento de hipóteses: O que é a ECA? O que caracteriza trabalho infantil? Quais os prejuízos causados pelo trabalho infantil? Distribuição e estudo da cartilha “Brincar, estudar, viver... trabalhar quando crescer”;
Fazer um desenho para representar a temática.
SEGUNDO MOMENTO
Dia: 19.05.2014 Apresentar várias imagens de crianças trabalhando:Segue um pequeno roteiro para discussão das imagens:
• Que tipo de situação está representada nas imagens?
• Em todas as figuras há uma característica em comum? Qual?
• Vocês conhecem pessoas que vivem na mesma situação das imagens apresentadas?
• Vocês sabiam que existe uma idade mínima para o trabalho?
• A partir das imagens elabore hipóteses sobre as conseqüências dessa situação para quem as realiza.
Sugerimos que o professor retorne à exibição de imagens. Solicitar que os alunos escolham apenas uma imagem e a partir desta e dos estudos dos dados já debatidos, redija uma redação na 3ª pessoa do plural a qual terá como foco central a exploração do trabalho infantil. A redação deverá conter:
Título;Introdução; Desenvolvimento (apresentar dados, argumentos; Conclusão
TERCEIRO MOMENTO
Dia: 20.05.2014 Ainda como subsídio o professor poderá assistir com os alunos o seguinte vídeo disponível em: http://www.ilo.org/public/english/bureau/inf/wdacl/portuguese.htm
Informações sobre o vídeo: vídeo produ zido pela Organização Internacional do Trabalh o (OIT) que traz informações importantes sobre o panorama do trabalho infantil no mundo.
Roteiro de análise do vídeo:
Durante a exibição do vídeo os alunos deverão:
• anotar aspectos positivos e negativos do vídeo;anota r idéias principais que o vídeo pretende transmitir (pode ser palavras-chave);
• que cena lhe chamou mais atenção?Por quê?
O professor poderá pausar o vídeo sempre que achar necessário, dando ênfase a algumas imagens, ou mesmo antecipar alguns questionamentos para reflexão. Ao final do vídeo e das respostas dos alunos, retornar às imagens (se necessário). Depois que os alunos indicarem os resultados e análises o professor completa as informações, relacionando os dados e discussões com toda a turma.
Produzindo um cordel.
QUARTO MOMENTO
Dia: 21.05.2014 Apresentações das produções para escolha
QUINTO MOMENTO
Última semana de Maio Preparação do material para amostra municipal
• 5. O QUE É TRABALHO INFANTIL? • É toda atividade que priva as crianças de sua infância, de seu potencial e de sua dignidade; que venha a prejudicar sua saúde física, moral e/ou psicológica; que interfere em sua escolaridade, no momento em que a impede de frequentar as aulas, obrigando-a a sair prematuramente da escola ou a conciliar estudos com trabalhos na maioria das vezes pesados e com jornadas longas.
• 6. O TRABALHO É PROIBIDO ATÉ QUE SE COMPLETE 16 ANOS DE IDADE • FAIXA ETÁRIA • 0 a 13 anos o trabalho é totalmente proibido • 14 e 15 anos o trabalho é permitido apenas como aprendiz • 16 e 17 anos o trabalho é permitido como aprendiz, empregado, estagiário e autônomo.
• 7. O TRABALHO INFANTIL EXISTE DE VARIAS MANEIRAS, SEJAM ELAS EVIDENTES OU OCULTAS • Trabalho escravo • A exploração sexual de crianças e adolescentes • Em atividades ilícitas destacando o tráfico de drogas que envolve muitos crianças desde muito cedo • Atividades prejudiciais à saúde e a formação moral da criança ou do adolescentes. Essas atividades são comuns na agricultura, na pecuária, na indústria, no comércio e nas ruas. • Trabalho doméstico que acontece no interior de lares e acaba sendo invisível . • Trabalho artístico e do trabalho infantil no futebol ( com autorização judicial).
• 8. POSSÍVEIS CAUSAS DO TRABALHO INFANTIL • Crianças e jovens são obrigados a trabalhar por várias razões, sendo a pobreza a principal delas. • O sistema educacional deficiente também contribui para empurrar crianças para o trabalho. Mesmo tendo acesso à escola, crianças e adolescentes trabalhadores são os mais atingidos pela repetência. Após repetir várias vezes, a criança - por si mesma e pelos pais - é considerada “incapaz” de aprender, saindo da escola e sendo destinada ao trabalho.
• 9. POSSÍVEIS CAUSAS DO TRABALHO INFANTIL • Outro fator que obriga ao trabalho infantil é a opinião, comum em muitas culturas – e não só nas camadas mais pobres –, de que as crianças devem compartilhar as responsabilidades da família.
• 10. ALGUMAS FORMAS DO TRABALHO INFANTIL QUE OS ADOLESCENTES RETRATARAM TRABALHO INFANTIL NA RUA TRABALHO INFANTIL DOMÉSTICO
• 11. TRABALHO INFANTIL RURAL
• 12. TRABALHO INFANTIL ESCRAVO
• 13. EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
• 14. “TEMOS MUITOS AMIGOS E ATÉ PARENTES QUE ESTÃO ENVOLVIDOS COM O TRÁFICO, O DINHEIRO VEM FÁCIL, POR ISSO MUITOS ENTRAM NESSA VIDA”.
• 15. PAINEL SOBRE O TRABALHO INFANTIL
• 16. • DIGA NÃO AO TRABALHO INFANTIL! DENUNCIE!
• Pesquise e responda:
• a) O que significa a sigla ECA?
• b) O que o ECA estabelece?
• c) Você tem esses direitos? Justifique sua resposta.
• d) Se você tem direitos, então, quais são os seus deveres como um bom cidadão/cidadã?
• e) De acordo com o ECA, até quando somos criança? Quando nos tornamos adolescentes?
• 2. Pesquise:
• a) O que é Conselho Tutelar?
• b) Qual é sua finalidade?
• c) O que é ser um cidadão/cidadã?
• 3. Análise da realidade:
• a) O que é ser criança?
• b) Você tem tempo de brincar? Dê que você brinca?
• c) Você estuda em casa? Em que momento?
• d) Quem o/a ajuda nas tarefas escolares em casa? Justifique sua resposta.
• 4. Entreviste seus pais sobre o tempo de infância deles:
• - lazer: tipos de brincadeiras; brinquedos; passeios; alimentos; tempo de escola etc.
• - relacionamento: amizade entre os colegas/ amigos; papel dos pais e avós quanto ao apoio à educação dos filhos (em casa e na escola).
• - atitudes de respeito: quanto aos pais, professores, idosos e amigos em geral.
• - alimentação: tipos de cardápio no dia a dia.
• 4. Conclusão da entrevista:
• - O que mudou?
• -Melhorou ou piorou a vida da criança e do adolescente?
• - Por quê?
• 5. Comente:
• a) O que você entendeu da poesia Direitos da Criança, de Ruth Rocha?
• b) Quem é Ruth Rocha?
• c) Pesquise outras obras de Ruth Rocha.
sexta-feira, 9 de maio de 2014
PARCERIA QUE DAR CERTO: FAMÍLIA NA ESCOLA
PROJETO POR ONDE ANDAS MEU ALUNO ESPECIAL?
RESPEITO À DIVERSIDADE




RESPEITO À DIVERSIDADE
É UM TEMA IMPORTANTE
DO NOSSO TEMPO PRESENTE
ENTENDER BEM O ASSUNTO
ESTÁ MAIS DO QUE URGENTE
EM TODO MEIO SOCIAL
PRECISAMOS VIVER BEM
COM BOA EDUCAÇÃO
SEM MENOSPREZAR NINGUÉM
QUEM RESPEITA A SI MESMO
RESPEITA O OUTRO TAMBÉM
RESPEITAR A DIVERSIDADE
NÃO PRECISA SER PERFEITO
É CONVIVER COM O OUTRO
SEM AGIR COM PRECONCEITO
DO FEITO QUE O IRMÃO FOR
MERECE NOSSO RESPEITO
(COSME LOPES)
RESPEITO À DIVERSIDADE
É UM TEMA IMPORTANTE
DO NOSSO TEMPO PRESENTE
ENTENDER BEM O ASSUNTO
ESTÁ MAIS DO QUE URGENTE
EM TODO MEIO SOCIAL
PRECISAMOS VIVER BEM
COM BOA EDUCAÇÃO
SEM MENOSPREZAR NINGUÉM
QUEM RESPEITA A SI MESMO
RESPEITA O OUTRO TAMBÉM
RESPEITAR A DIVERSIDADE
NÃO PRECISA SER PERFEITO
É CONVIVER COM O OUTRO
SEM AGIR COM PRECONCEITO
DO FEITO QUE O IRMÃO FOR
MERECE NOSSO RESPEITO
(COSME LOPES)
Assinar:
Postagens (Atom)
PLANTÃO PEDAGÓGICO
A nossa escola convida todos os pais e/ou responsáveis para o plantão pedagógico do 1° bimestre. Sua presença é fundamental nes...
.jpg)
-
Este ambiente está disponível para os alunos colocarem suas produções, na qual algumas irão para o jornal escolar. Atenção aluno: Veja ...