EEF
FRANCISCO AMARAL LIMA – CACIMBA FUNDA
RELATÓRIO DO
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO – 2013-2014
Iniciamos as nossas
atividades no mês de Novembro de 2013, com as oficinas de capoeira,
brinquedoteca, esporte e campos do conhecimento. Fizemos a seleção dos alunos
de acordo com os critérios estabelecidos no manual de orientação e realizamos uma reunião com os pais para
assinatura do termo de compromisso e repasse de algumas informações
necessárias.
Inicialmente elaboramos um
planejamento coletivo, colocando as oficinas de maneira interdisciplinar perpassando
todas as áreas de conhecimento em parceria com os professores das turmas
regular.
Durante
o desenvolvimento das atividades, os monitores procuraram desenvolver suas
atividades de forma prazerosa e significativa, adequar a nossa realidade aos
temas propostos e aos recursos disponíveis na escola, embora os espaços
utilizados para o desenvolvimento das oficinas não sejam adequados, pois a
dinâmica das oficinas que são realizadas no pátio atrapalharam as aulas das
turmas regulares que ficam próximas.
Podemos
perceber que o envolvimento dos alunos é bastante significativo, é tem
contribuído de forma bastante significativa no processo de ensino e
aprendizagem, melhorando bastante a aprendizagem dos alunos na sala de aula
regular, resultados esses que são comprovados com avaliações e monitoramento do
processo de aprendizagem.
Destacamos
aqui os pontos positivos desse programa: recursos para comprar dos materiais;
possibilidade de desenvolvimento das diversas habilidades e o acompanhamento
pela secretaria de Educação do município que no ano de 2014 vem desenvolvendo
oficinas com os monitores para planejamento e monitoramento das atividades
desenvolvidas.Quanto aos aspectos negativos deixamos aqui a nosso
insatisfação pela falta de recursos que não foi repassado para custear os
monitores.
Com relação as oficinas cada uma tem sua contribuição e os alunos respondem de
forma diferenciada em cada atividade realizada. A oficina de capoeira é a mais
procurada pelos alunos, não faltam nunca,bem como na oficina de esporte.Podemos
perceber o envolvimento dos alunos em todas as atividades que são propostas
pelos monitores.Na oficina do campo do conhecimento: letramento e Matemática, a
monitora utiliza o material que foi produzido pela escola, bem como diferentes
jogos e atividades diversificadas, buscando atender as necessidades de cada um dependendo
.O letramento visa dar subsídios para que os nossos alunos façam uma leitura
significativa de nossa língua e do mundo que nos rodeiam. Assim, a monitora em
conjunto com os professores das turmas regular utilizam diferentes atividades
para desenvolver habilidades de leitura e escrita de forma eficaz para uma
aprendizagem significativa.
Durante os meses de dezembro intensificamos o trabalho com o reforço
visando
um melhor resultado no
processo de aprendizagem.
No
meses de janeiro, fevereiro, março e abril
do ano de 2014 as oficinas foram desenvolvidas dentro de uma perspectiva
de resgate dos valores humanos uma vez que, a maior
preocupação dos pais, da escola e da sociedade como um todo, tem sido de
oferecer às crianças e adolescentes conhecimentos, profissionalização para
galgar espaço no mercado de trabalho, objetivando ascensão social e
profissional, e ainda enfatizando a individualidade e a competitividade.
Fica-se, portanto, esquecido, a base de valores humanos, tão primordiais para a
vida, que possibilitam uma realização e felicidade verdadeira. Esta negação de
valores na formação dos indivíduos tem ocasionado profissionais infelizes e
frustrados. A vivência dos valores alicerça o caráter e reflete na conduta do
ser humano.
As
atividades foram paralisadas no mês de maio de 2014 por falta de recursos
para custear os monitores, pois segundo
o repasse que foi feito e de acordo com o ano anterior seria repassado para as
escolas a segunda parcela de recursos, no entanto esse valor não creditado na
conta das escolas,ficando pendente 03 meses para concluir o período
estabelecido de 10 meses de atividades.
Desta
maneira acreditamos que a continuidade deste programa irá garantir uma
aprendizagem de qualidade para os nossos educando, pois os resultados são
bastante significativos para os alunos que participam, ainda da possibilidade
que o programa dar para o desenvolvimento de outras habilidades, destacando a
permanência do aluno na escola como um fato decisivo para garantir um
acompanhamento efetivo do processo por parte da escola, já que a família dessas
crianças e adolescentes não fazem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário