quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

PROJETO VENCENDO AS DIFICULDADES






PROJETO: VENCENDO AS DIFICULDADES NA E.E.F. FRANCISCO AMARAL LIMA

11-    TITULO DO PROJETO: VENCENDO AS DIFICULDADES

22-    OBJETIVOS
2.1 – GERAL: Ampliar o domínio da expressão oral e escrita em diferentes situações de comunicação. 

2.2- ESPECÍFICOS
·         Distinguir e compreender o que dizem diferentes gêneros de textos;
·  Compreender que a leitura pode ser uma fonte de informações, do conhecimento e de prazer;
·         Despertar no aluno, o interesse pelos diferentes tipos de textos;
·         Identificar as possíveis deficiências de linguagem oral e escrita, ajudando os alunos a superarem suas dificuldades;
· Dar oportunidade para que o aluno desenvolva suas capacidades comunicativas e expressivas para ter acesso aos bens culturais da sociedade;
·         Incentivar o prazer da leitura para obter uma aprendizagem significativa;
·       Familiarizar a criança com os livros despertando a exposição nela o gosto pela leitura;
·         Desenvolver a análise fonológica e estrutural das palavras.
       
3-    JUSTIFICATIVA
O projeto de reforço justifica-se pela importância de ser um instrumento de apoio didático e pedagógico para suprir dificuldades de aprendizagem relacionadas a aquisição da leitura e da escrita, pois nem sempre é possível no dia a dia de aula nem sempre é possível estar trabalhando individualmente as dificuldades do aluno. O reforço trata-se, portanto de oportunizar ao aluno e também ao professor situações de ensino e aprendizagem voltadas a cada dificuldade especifica daquele ou deste aluno. Isto porque o número de alunos a atender é menor.
O projeto de reforço pretende trabalhar os conteúdos de Língua Portuguesa através de diferentes tipos de textos que contenha conteúdos complementares entre uma disciplina e outra de forma interdisciplinar. A proposta de trabalho envolve a questão interdisciplinar de diferentes áreas de conhecimentos. Por outro, como pretendemos um trabalho em conjunto, partiremos de questões complementares em que o texto seja a fonte para a aprendizagem significativa.


4-    METODOLOGIA

O projeto se desenvolverá ao longo do ano de 2015 com os alunos dos 1º ao 5º anos que apresentam dificuldades de leitura e escrita, sendo atendidos no contra turno.
Inicialmente será realizado um diagnostico para classificação dos níveis de leitura e escrita e em seguida será realizado intervenções com atividades desafiadoras. O processo será acompanhando pelos professores e coordenação pedagógica.

5-    CARGA HORÁRIA E PÚBLICO ALVO

A carga horária será de 03 horas diárias em 03 dias semanais. Destinado aos alunos do 1º ao 5º ano.

6-    CRONOGRAMA E RECURSOS
ATIVIDADE
PERÍODO
Conhecimento dos níveis com aplicação da prova ampla
Fevereiro- 2015
Aulas de reforço no contra turno com atividades desafiadoras
fevereiro;março, março-2015
Aplicação da prova ampla
Abril-2015
Aulas de reforço no contra turno
(Luz do Saber; aluno aprende com aluno; informatizando, etc)
Maio e Junho-2015
Aplicação da prova ampla
Agosto-2015
Aulas de reforço no contra turno
Setembro,outubro, novembro-2015
Avaliação do projeto
Novembro-2015

Recursos será os matérias disponíveis na escola: livros; materiais diversos. Além do recurso do premio escola nota 10 que irá custear as aulas de reforço.

7-    AVALIAÇÃO: A avaliação acontecerá ao longo do processo à cada bimestre.




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