sexta-feira, 9 de maio de 2014

2 DUZIAS DE COISINHA ATOA QUE DEIXAM A GENTE FELIZ - 9 ANO A

2 DUZIAS DE COISINHA ATOA QUE DEIXAM A GENTE FELIZ - 9 ANO A

Eu gosto de jogar bola
Na festa tomar coca-cola
Mas sem namorada não rola
Passear com os amigos
Curtir até amanhcer
Comer pizza no sábado
Isso que é lazer
Andar com os amigos
Rir até chorar
Comer pipoca,ver um filme
E depois passear
Gosto de tocar
Cantar e encantar
Para todo mundo escutar
Gosto de jogar
Correr,pular e andar
E também improvisar
Gato no telhado
cheirinho de queijo assado
E um suco bem gelado
Pão quentinho de manhã
Vários tipos de hortelã
E salada de maçã
Brigadeiro de panela
Namorar na janela
Comer cereal de tijela
Ir passear
Tomar banho de mar
E nos sonhos viajar.

sábado, 3 de maio de 2014

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL FRANCISCO AMARAL LIMA-ARACATI-CE A Escola de Ensino Fundamental Francisco Amaral Lima está localizada na comunidade de Cacimba Funda- Aracati-Ce, atendendo nas modalidades de Educação Infantil,Fundamental I, Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos, além de oferecer suporte físico para atender o Ensino Médio, anexo da Escola Beni Carvalho e alguns cursos de nível superior pela Faculdade Integrada do Brasil. A Escola hoje tem uma demanda de 620 alunos matriculados nas modalidades citadas, atendendo educandos de treze comunidades: Mata Fresca, Ilha do Meio, tanque do Lima, Quatro Bocas, Cacimba Funda, Paulinos, Baixas, Cajazeiras, Pau Branco, Maísa, Córrego de Mossoró, Zumbi dos Palmares e outras. De acordo com as observações, analises dos documentos e estudos realizados podemos perceber que existe uma clima favorável a aprendizagem dos alunos, essa afirmação é comprovada pelos índices de aprendizagem que vem melhorando a cada ano, é percebível que o clima nas relações é satisfatório, o respeito as diferenças e o diálogo faz parte da organização escolar. Hoje o papel da escola perante a opinião pública, tem refletido uma imagem com positiva e abrangente na comunidade local,com responsabilidade na prestação de serviços, transparências e compromisso, que tem mantido o lema da educação: formar pessoas capazes de atuar nesta sociedade de forma consciente e participativa na construção de um mundo mais justo e igualitário, através de uma mudança positiva nos resultados apresentados nas avaliações externas, mostrando a excelência na qualidade da educação oferecida. A escola recebe recursos federais para compra de materiais de limpeza, expediente e materiais pedagógicos e conta também com parcerias de pessoas da comunidade e de empresas instaladas na região. Quanto a merenda escola é oferecida a todos os educando, sendo que em 2012 iniciamos uma parceria com empresas produtoras de frutas que ofertava uma vez por semana frutas e adotamos o Projeto primeiro lanche para as crianças pequenas, experiência significativa que foi estendida pelo município e hoje uma boa parte das escolas do município oferecem o primeiro lanche. A estrutura física da escola e razoável, embora necessite de mais salas de aulas, uma vez que a demanda tende a crescer e hoje as instalações não é suficiente para atender o grande número de alunos.Espaço de aprendizagem essenciais foram substituídos por sala de aula, como a sala de leitura e o laboratório de informática. A ala da Educação Infantil também necessita de algumas instalações adequadas, como um parquinho e outros recursos essenciais. A demanda por sala é de acordo com a média do Brasil , em torno de 15 alunos por sala, excedendo apenas nas turmas de educação infantil que aproximadamente 30 alunos por turma. Quanto a condições sociais que os alunos pertencem variam muito temos alunos de diferentes classes sociais, mas que não chega a ser problema, pois não existe descriminação,nem diferença de tratamento, todos são respeitados e participam de todas as atividades. A todos são oferecidos oportunidades de formação, com participação nos diferentes projetos que a escola oferece. A participação das famílias na escola é um fator relevante para a aprendizagem significativa, é notório que os educando que são acompanhados pelos pais p rendimento é bastante significativo, enquanto aqueles que não recebem acompanhamento em casa o rendimento é inferior. Além dos encontros habituais a escola oferecem oportunidades de integração dos educando nos diferentes momentos culturais que são ofertados. A escola tem um Referencial teórico que norteia as concepções que devem subsidiar todo o processo de ensino e aprendizagem. Visando a construção da cidadania através de uma educação de qualidade voltada para todos, capaz de formar alunos críticos e conscientes da realidade na qual estão inseridos. Que esta educação seja capaz de garantir o direito de aprender com qualidade a partir dos valores culturais, sociais, éticos e morais. A estruturação física, material e humana das escola atender a demanda embora necessite de mais recursos, uma vez que a demanda tende a crescer significativa ao longo dos anos. Com relação a proposta pedagógica da escola e direcionada pela Secretaria Municipal de Educação de acordo com a legislação, norteada por um plano de trabalho que oferece formação, acompanhamento e subsídios para o fazer pedagógico. O processo de avaliação é firmado nos valores já mencionados, continuo, sistemático, valorizando a capacidade de pensar, refletir, agir com adequação e saber, respeitando as diferenças e os processos de aprendizagem. A escola oferece também diversos projetos que auxiliam o desenvolvimento das aprendizagem: mais educação(campos do conhecimento; capoeira; esporte e brinquedoteca);atleta na escola;luz do saber; informática educativa;com-vida;educadores ambientais; contando histórias;lixo nosso de cada dia. Além desses projetos mencionados temos atendimento para alunos com necessidades educacionais que são diagnósticos, acompanhados e inseridos dentro do processo de ensino e aprendizagem. Dentro de um processo de ensino e aprendizagem comprometido com a uma educação de qualidade todos os agentes que formam a escola, seja, professores, pais, núcleo gestor e demais funcionários precisamos ter consciência do papel educativo que cada um precisa ter para conseguir os resultados almejados. Quanto ao currículo é norteado pelas leis que regem a legislação vigente, adequado a realidade e as necessidades da escola, procurando atender as diferenças que existem no ambiente escolar.Como referencia a escola tem a Matriz de Referencia para atender o currículo, tudo dentro do que estabelece o Conselho Estadual de Educação. O regimento, o PPP e demais documentos construído na escola e baseado na lei 939496, resoluções e pareceres do Conselho Estadual de Educação. Percebe-se um comprometimento por parte dos professores, a responsabilidade é o compromisso com aprendizagem dos educando é notável, procurando atender os quatro pilares da Educação são conceitos de fundamento da educação é percebível na atuação dos professores que fazem parte da E.E.F.Francisco Amaral Lima.O acompanhamento pedagógico é direcionado de acordo com as orientações da SEDUCA, é sistemático e diário com orientações bem definidas sempre almejado as metas estabelecidas. Segundo a gestora da escola a professora Maria Elisabeth Fernandes e Silva o Projeto Político Pedagógico é o documento que orienta toda tomada de decisão, buscando desenvolver pontos que contemplam essências para o fortalecimento da Escola Pública de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem. Precisamos “oportunizar melhorias das condições da escola e do ensino, a diminuição da reprovação e da evasão, buscando adequação das condições físicas, a disponibilidade recursos pedagógicos, pedagogia ativa e participativa, que ofereça mais tempo e oportunidades de aprendizagem e que mudem a prática de avaliação, respeitado as diferenças no ritmo da aprendizagem, levando em consideração a formação dos educados de forma integral e significativa”, diz a professora Maria Elisabeth Fernandes e Silva.

APLICAÇÃO DE SIMULADOS

MAIS EDUCAÇÃO 2014-FAZENDO A DIFERENÇA!

ESCOLA DESTAQUE EM 2013 PELO EMPENHO E RESULTADOS EM PROJETOS E AÇÕES













E.E.F. Francisco Amaral Lima – Cacimba Funda
 INEP: 23124229

CALENDÁRIO ANUAL – 2014

MÊS: FEVEREIRO
Ø  03 – Inicio do ano letivo;
Ø  08-Família na Escola;
Ø  17 à 21 – Diagnóstico inicial dos alunos;
Ø  20- Abertura do Projeto Saúde Na Escola;
Ø  24 à 27- Resgatando a História do Carnaval;
Ø  28- Carnaval na Escola; 

MÊS: MARÇO
Ø  01 à 04 – Carnaval;
Ø  05- Cinzas;
Ø  08- Homenagem à Mulher; Projeto por onde anda meu aluno especial:
Ø  11- Abertura do Projeto Contando Histórias;
Ø  10 à 14- semana do Circo na Escola;
Ø  15 – Oficina de Leitura e Escrita;
Ø  19- Feriado: São José;
Ø  25- Feriado: Data Magna do Ceará;
Ø  Projeto Cultura;
Ø  Aula de Campo;
Procurando os alunos faltoso

MÊS: ABRIL
Ø  07 à 11 – Avaliações do 1º bimestre;
Ø  14 à 16 – Recuperação;
Ø  17 e 18- Semana Santa;
Ø  21- Feriado- Tiradentes;
Ø  22 à 25 –Semana do Índio;
Ø  26- Festa da Páscoa;
Ø  28- Contação de História;
Ø  Projeto cultura;
Ø  Aula de Campo; 

MÊS: MAIO
Ø  01-Feriado- Dia do Trabalho;
Ø  05 à 09: Projeto: Mãe;
Ø  12-Inicio dos trabalhos com o PETECA;
Ø   23-Simulado de Português e Matemática;
Ø  26- Contação de História;
Ø  31-Festa das Mães;
Ø  II Feira Literária;
Ø  Projeto Cultura;
Ø  Aula de Campo;

MÊS: JUNHO
Ø  06 e 07- Apresentação dos trabalhos do PETECA;
Ø  11 - Abertura da Copa; Festa Junina;
Ø  12.06 à 11.07 – Férias;

MÊS: JULHO
Ø  21 à 25- Avaliação do 2º Bimestre;
Ø  24-Reunião com o Conselho Escolar;
Ø  28 à 31- Recuperação;
Ø  31- Contação de história;
Ø  Projeto Cultura;
Ø  Aula de Campo;

         MÊS: AGOSTO
Ø  01- Coletivo de professores;
Ø  02-Reunião de pais;
Ø  08-Culminância: Festa dos Pais;
Ø  11- Festa do Estudante;
Ø  18 à 23- Festival de Ritmos;
Ø  25 à 29- Projeto Folclore;
Ø  Projeto: Meio Ambiente;
Ø  Projeto Cultura;

       MÊS: SETEMBRO
Ø  Projeto-Brincando Todo Dia;
Ø  Projeto- Agrinho;
Ø  01 à 05- Semana Cívica;
Ø  07- Desfile;
Ø  12-Simulado de Português e matemática;
Ø  19-Contação de História;
Ø  20- Dia Nacional da Luta da Pessoa com deficiência; Culminância do Agrinho na Escola;
Ø  30-Encerramento do Projeto Agrinho;
Ø  Projeto Cultura;

     MÊS: OUTUBRO
Ø  29.09 à 02.10 – Avaliações do 3º bimestre;
Ø  03-Culminância do Mais Educação;
Ø  06 à 09- Semana da Criança; Recuperação;
Ø  07-Feriado-Padroeira Ceará;
Ø  10-Reunião de pais;
Ø  15-Dia do Professor;
Ø  20 à 24-Preparação para o desfile;
Ø  25-Dia da Cidade;
Ø  Projeto Cultura;

MÊS: NOVEMBRO
Ø  07-Reunião de pais;
Ø  11à 13- Semana da República;Feira de Matemática;
Ø  14-seminário Juventude Sustentável;
Ø  15-Feriado;
Ø  17-Simulado de Português e Matemática;
Ø  24 à 28 –Avaliações do 4º bimestre;
Ø  Cuidando dos canteiros;
Ø  Prestação de Contas com o Conselho Escolar;
Ø  Projeto Cultura;

                        MÊS: DEZEMBRO
Ø  05-Feira de Ciências;
Ø  10-Confraternização Natalina;
Ø  12-reunião de pais;
Ø  13-terminio do ano letivo;
Ø  15 à 19-Recuperação;
Ø  21-Aula da saudade;
Ø  22 à 29-Pralet;
Ø  29-Colação de grau;
Ø  30-Confraternização;










PLANTÃO PEDAGÓGICO

             A nossa escola convida todos os pais e/ou responsáveis para o plantão pedagógico do 1° bimestre. Sua presença é fundamental nes...