sábado, 3 de maio de 2014
CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL FRANCISCO AMARAL LIMA-ARACATI-CE
A Escola de Ensino Fundamental Francisco Amaral Lima está localizada na comunidade de Cacimba Funda- Aracati-Ce, atendendo nas modalidades de Educação Infantil,Fundamental I, Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos, além de oferecer suporte físico para atender o Ensino Médio, anexo da Escola Beni Carvalho e alguns cursos de nível superior pela Faculdade Integrada do Brasil.
A Escola hoje tem uma demanda de 620 alunos matriculados nas modalidades citadas, atendendo educandos de treze comunidades: Mata Fresca, Ilha do Meio, tanque do Lima, Quatro Bocas, Cacimba Funda, Paulinos, Baixas, Cajazeiras, Pau Branco, Maísa, Córrego de Mossoró, Zumbi dos Palmares e outras.
De acordo com as observações, analises dos documentos e estudos realizados podemos perceber que existe uma clima favorável a aprendizagem dos alunos, essa afirmação é comprovada pelos índices de aprendizagem que vem melhorando a cada ano, é percebível que o clima nas relações é satisfatório, o respeito as diferenças e o diálogo faz parte da organização escolar.
Hoje o papel da escola perante a opinião pública, tem refletido uma imagem com positiva e abrangente na comunidade local,com responsabilidade na prestação de serviços, transparências e compromisso, que tem mantido o lema da educação: formar pessoas capazes de atuar nesta sociedade de forma consciente e participativa na construção de um mundo mais justo e igualitário, através de uma mudança positiva nos resultados apresentados nas avaliações externas, mostrando a excelência na qualidade da educação oferecida.
A escola recebe recursos federais para compra de materiais de limpeza, expediente e materiais pedagógicos e conta também com parcerias de pessoas da comunidade e de empresas instaladas na região. Quanto a merenda escola é oferecida a todos os educando, sendo que em 2012 iniciamos uma parceria com empresas produtoras de frutas que ofertava uma vez por semana frutas e adotamos o Projeto primeiro lanche para as crianças pequenas, experiência significativa que foi estendida pelo município e hoje uma boa parte das escolas do município oferecem o primeiro lanche.
A estrutura física da escola e razoável, embora necessite de mais salas de aulas, uma vez que a demanda tende a crescer e hoje as instalações não é suficiente para atender o grande número de alunos.Espaço de aprendizagem essenciais foram substituídos por sala de aula, como a sala de leitura e o laboratório de informática. A ala da Educação Infantil também necessita de algumas instalações adequadas, como um parquinho e outros recursos essenciais.
A demanda por sala é de acordo com a média do Brasil , em torno de 15 alunos por sala, excedendo apenas nas turmas de educação infantil que aproximadamente 30 alunos por turma.
Quanto a condições sociais que os alunos pertencem variam muito temos alunos de diferentes classes sociais, mas que não chega a ser problema, pois não existe descriminação,nem diferença de tratamento, todos são respeitados e participam de todas as atividades. A todos são oferecidos oportunidades de formação, com participação nos diferentes projetos que a escola oferece.
A participação das famílias na escola é um fator relevante para a aprendizagem significativa, é notório que os educando que são acompanhados pelos pais p rendimento é bastante significativo, enquanto aqueles que não recebem acompanhamento em casa o rendimento é inferior. Além dos encontros habituais a escola oferecem oportunidades de integração dos educando nos diferentes momentos culturais que são ofertados.
A escola tem um Referencial teórico que norteia as concepções que devem subsidiar todo o processo de ensino e aprendizagem.
Visando a construção da cidadania através de uma educação de qualidade voltada para todos, capaz de formar alunos críticos e conscientes da realidade na qual estão inseridos. Que esta educação seja capaz de garantir o direito de aprender com qualidade a partir dos valores culturais, sociais, éticos e morais.
A estruturação física, material e humana das escola atender a demanda embora necessite de mais recursos, uma vez que a demanda tende a crescer significativa ao longo dos anos.
Com relação a proposta pedagógica da escola e direcionada pela Secretaria Municipal de Educação de acordo com a legislação, norteada por um plano de trabalho que oferece formação, acompanhamento e subsídios para o fazer pedagógico. O processo de avaliação é firmado nos valores já mencionados, continuo, sistemático, valorizando a capacidade de pensar, refletir, agir com adequação e saber, respeitando as diferenças e os processos de aprendizagem.
A escola oferece também diversos projetos que auxiliam o desenvolvimento das aprendizagem: mais educação(campos do conhecimento; capoeira; esporte e brinquedoteca);atleta na escola;luz do saber; informática educativa;com-vida;educadores ambientais; contando histórias;lixo nosso de cada dia. Além desses projetos mencionados temos atendimento para alunos com necessidades educacionais que são diagnósticos, acompanhados e inseridos dentro do processo de ensino e aprendizagem.
Dentro de um processo de ensino e aprendizagem comprometido com a uma educação de qualidade todos os agentes que formam a escola, seja, professores, pais, núcleo gestor e demais funcionários precisamos ter consciência do papel educativo que cada um precisa ter para conseguir os resultados almejados.
Quanto ao currículo é norteado pelas leis que regem a legislação vigente, adequado a realidade e as necessidades da escola, procurando atender as diferenças que existem no ambiente escolar.Como referencia a escola tem a Matriz de Referencia para atender o currículo, tudo dentro do que estabelece o Conselho Estadual de Educação. O regimento, o PPP e demais documentos construído na escola e baseado na lei 939496, resoluções e pareceres do Conselho Estadual de Educação.
Percebe-se um comprometimento por parte dos professores, a responsabilidade é o compromisso com aprendizagem dos educando é notável, procurando atender os quatro pilares da Educação são conceitos de fundamento da educação é percebível na atuação dos professores que fazem parte da E.E.F.Francisco Amaral Lima.O acompanhamento pedagógico é direcionado de acordo com as orientações da SEDUCA, é sistemático e diário com orientações bem definidas sempre almejado as metas estabelecidas.
Segundo a gestora da escola a professora Maria Elisabeth Fernandes e Silva o Projeto Político Pedagógico é o documento que orienta toda tomada de decisão, buscando desenvolver pontos que contemplam essências para o fortalecimento da Escola Pública de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem.
Precisamos “oportunizar melhorias das condições da escola e do ensino, a diminuição da reprovação e da evasão, buscando adequação das condições físicas, a disponibilidade recursos pedagógicos, pedagogia ativa e participativa, que ofereça mais tempo e oportunidades de aprendizagem e que mudem a prática de avaliação, respeitado as diferenças no ritmo da aprendizagem, levando em consideração a formação dos educados de forma integral e significativa”, diz a professora Maria Elisabeth Fernandes e Silva.
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