EEF FRANCISCO AMARAL LIMA
CACIMBA
FUNDA
TURMA: INFANTIL 05
TEMA: PROJETO BRINCANDO TODO DIA: O
CIRCO CHEGOU!!!!
01- JUSTIFICATIVA
Este projeto tem como objetivo aguçar o imaginário das crianças, focando sempre o respeito as diferenças de todas as pessoas, povos e linguagem (corporal, musical, plástica e oral),levando a criança a se expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos com isso avançando o seu processo de aprendizagem.
Tendo
como base o brincar de forma lúdica e imaginária, dentro dos objetivos do
Projeto Brincando Todo Dia, que orienta os demais projetos durante todo ano na
referida escola , incentivando a criatividade ao promover experiências
significativas de aprendizagem. Através do brincar a criança estará
desenvolvendo as áreas do conhecimento, além de estimular a curiosidade, a
autoconfiança e a autonomia, pois os instrumentos a serem utilizados como
suporte a ajudarão, seja no aspecto físico, social, intelectual ou emocional,
proporcionando assim o seu desenvolvimento integral. Identificar os
diferentes tipos de espetáculos e as mudanças causadas durantes sua criação ate
os dias atuais.
02- OBJETIVO
GERAL
Incentivar nas novas gerações o gosto pela diversidade e o respeito pela mesma, considerando os valores atribuídos a elas, mergulhando no mundo da imaginação e fantasia.
Incentivar nas novas gerações o gosto pela diversidade e o respeito pela mesma, considerando os valores atribuídos a elas, mergulhando no mundo da imaginação e fantasia.
03-OBJETIVOS
ESPECIFÍCOS
Conhecer a história do circo,
valorizando a arte circense;
Empregar atitudes da cooperação e respeito
pelo outro, mantendo a harmonia do grupo;
Desenvolver a socialização e a integração em
grupos, favorecendo a ampliação da criatividade e da cooperação mútua;
Desenvolver a coordenação motora ampla nas
atividades recreativas promovendo atitudes de confiança;
Identificar os personagens do circo e suas
funções, compreendendo a cultura circense;
Explorar com sucatas, personagens do circo,
estimulando o desenvolvimento; da criatividade, da imaginação e da fantasia,
possibilitando a criança pensar e agir;
Demonstrar equilíbrio e lateralidade
deslocando-se no espaço físico da escola ao andar, correr, pular;
Reconhecer e identificar o
processo de codificação através de atividades diversas com o alfabeto, bem como
a exploração deste;
04-METODOLOGIA
Ø Introdução
ao projeto com roda de conversa e confecção de faixas e mural;
Ø Conversar
sobre a vida das pessoas que vivem em circo(família circense);
Ø Leitura
do texto a Bailarina;trabalhar a linguagem oral e escrita com as palavras
escolhidas;
Ø Identificar
atrações e personagens de um circo através de uma conversa com os alunos;
Ø Trabalhando
com as brincadeiras mais comuns em circo;
Ø Listar
os animais que vivem no Circo;desenho; colagem;pintura;
Ø Listar
as brincadeiras e escolher algumas para brincar;
Ø Produção
de cartazes;
Ø Confecção
de máscaras e fantoches para apresentação de um jogo dramático;
Ø Exposição
dos desenhos, pinturas;
Ø Oficina
de jogos pedagógicos;
Ø Montar
um palhaço usando formas geométricas;
Ø Jogo
da memória;
Ø Montar
uma maquete de um circo;
Ø Montar
um mural sobre os personagens de um circo;
Ø Dramatizações
com imitações de integrantes do Circo;
Ø Passatempo
no Caça-palavras;cruzadinha;
Ø Amostra
dos trabalhos desenvolvidos;
Ø Culminância
com um dia de palhaçada para os alunos.
05-RECURSOS
DVD; lápis de cor; papeis
diversos; EVA; tintas diversas; pincel; cartolina; TNT; caixas diversas; etc.
REFERENCIAS
BIBLIOGRAFICAS
Pedagogia do Projetos: Volume 07, 7ª edição: Gerusa Rodrigues Pinto e Regina Célia Villaça Lima;
Pedagogia do Projetos: Volume 07, 7ª edição: Gerusa Rodrigues Pinto e Regina Célia Villaça Lima;
Parabéns pelo excelente trabalho.
ResponderExcluir