domingo, 25 de maio de 2014

EEF FRANCISCO AMARAL LIMA

CACIMBA FUNDA
TURMA: INFANTIL 05
TEMA: PROJETO BRINCANDO TODO DIA: O CIRCO CHEGOU!!!!
01- JUSTIFICATIVA

          Este projeto tem como objetivo aguçar o imaginário das crianças, focando sempre o respeito as diferenças de todas as pessoas, povos e linguagem (corporal, musical, plástica e oral),levando a criança a se expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos com isso avançando o seu processo de aprendizagem.
 Tendo como base o brincar de forma lúdica e imaginária, dentro dos objetivos do Projeto Brincando Todo Dia, que orienta os demais projetos durante todo ano na referida escola , incentivando a criatividade ao promover experiências significativas de aprendizagem. Através do brincar a criança estará desenvolvendo as áreas do conhecimento, além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, pois os instrumentos a serem utilizados como suporte a ajudarão, seja no aspecto físico, social, intelectual ou emocional, proporcionando assim o seu desenvolvimento integral. Identificar os diferentes tipos de espetáculos e as mudanças causadas durantes sua criação ate os dias atuais.

02- OBJETIVO GERAL

Incentivar nas novas gerações o gosto pela diversidade e o respeito pela mesma, considerando os valores atribuídos a elas, mergulhando no mundo da imaginação e fantasia.

03-OBJETIVOS ESPECIFÍCOS

 Conhecer a história do circo, valorizando a arte circense;
 Empregar atitudes da cooperação e respeito pelo outro, mantendo a harmonia do grupo;
Desenvolver a socialização e a integração em grupos, favorecendo a ampliação da criatividade e da cooperação mútua;
Desenvolver a coordenação motora ampla nas atividades recreativas promovendo atitudes de confiança;
Identificar os personagens do circo e suas funções, compreendendo a cultura circense;
Explorar com sucatas, personagens do circo, estimulando o desenvolvimento; da criatividade, da imaginação e da fantasia, possibilitando a criança pensar e agir;
Demonstrar equilíbrio e lateralidade deslocando-se no espaço físico da escola ao andar, correr, pular;

Reconhecer e identificar o processo de codificação através de atividades diversas com o alfabeto, bem como a exploração deste;
04-METODOLOGIA
Ø  Introdução ao projeto com roda de conversa e confecção de faixas e mural;
Ø  Conversar sobre a vida das pessoas que vivem em circo(família circense);
Ø  Leitura do texto a Bailarina;trabalhar a linguagem oral e escrita com as palavras escolhidas;
Ø  Identificar atrações e personagens de um circo através de uma conversa com os alunos;
Ø  Trabalhando com as brincadeiras mais comuns em circo;
Ø  Listar os animais que vivem no Circo;desenho; colagem;pintura;
Ø  Listar as brincadeiras e escolher algumas para brincar;
Ø  Produção de cartazes;
Ø  Confecção de máscaras e fantoches para apresentação de um jogo dramático;
Ø  Exposição dos desenhos, pinturas;
Ø  Oficina de jogos pedagógicos;
Ø  Montar um palhaço usando formas geométricas;
Ø  Jogo da memória;
Ø  Montar uma maquete de um circo;
Ø  Montar um mural sobre os personagens de um circo;
Ø  Dramatizações com imitações de integrantes do Circo;
Ø  Passatempo no Caça-palavras;cruzadinha;
Ø  Amostra dos trabalhos desenvolvidos;
Ø  Culminância com um dia de palhaçada para os alunos.
05-RECURSOS
DVD; lápis de cor; papeis diversos; EVA; tintas diversas; pincel; cartolina; TNT; caixas diversas; etc.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
Pedagogia do Projetos: Volume 07, 7ª edição: Gerusa Rodrigues Pinto e Regina Célia Villaça Lima;













Um comentário:

PLANTÃO PEDAGÓGICO

             A nossa escola convida todos os pais e/ou responsáveis para o plantão pedagógico do 1° bimestre. Sua presença é fundamental nes...