quinta-feira, 7 de agosto de 2014

PETECA-2014

CONTO ESCOLHIDO
ALUNA: Vitória Régia da Silva(8º B)
encontro com Lucas
Vitória Régia da Silva
Maria, uma garota do litoral do Ceará, caminhava distraída pela rua, quando avistou no banco da praça um adolescente cabisbaixo, parecendo estar preocupado.
Curiosa logo pensou: Quem é ele? O que ele tem? Vish, acho que é novo por aqui. E toda sapeca foi logo se apresentando com um sorriso:
-Oi. Sou Maria. Que sorriso lindo esse seu sorriso!  Pena que não tem nada a ver com essa cara de preocupado.
Com um sorriso tímido o garoto respondeu: -Oi. Nossa! como você é observadora, percebeu como eu estou.
Maria continuou. –Ah desculpa, por já chegar assim toda falante. É que esse é meu jeito mesmo. Qual o seu nome?
O garoto disse: -Meu nome é Lucas, sou novo aqui na cidade. Não conheço muita gente por aqui e realmente estou preocupado.
-Opa! Exclamou Maria. Então boas vindas querido Lucas. Já vi que vamos nos dar muito bem, mudando de assunto. Como é teu dia a dia?
Lucas relatou que tinha mais três irmãos e que seu pai foi morar com outra família e não ajudava em casa. A mãe estava com uma gravidez de risco e não podia trabalhar. Sendo ele o filho mais velho restou a responsabilidade de trabalhar para ajudar em casa, assim não sobrava tempo para estudar.
Comovida com a situação do novo amigo, Maria prometeu que iria ajuda-lo, porém antes explicou que o que ele fazia era trabalho infantil.Justo no país da copa o trabalho infantil ainda é predominante. Falou ainda que qualquer atividade que exija esforço físico e mental praticado por indivíduos menores de 14 anos afastando-o da escola é ilegal. No caso de Lucas,como ele já tem essa idade poderia trabalhar como aprendiz num horário e estudar em outro horário. A seguir convidou o amigo e juntos buscaram ajuda de uma Assistente social.
O tempo foi passando Lucas e Maria tornaram-se grandes amigos e confidentes. Com o apoio de Dona Beatriz, assistente social, conseguiram na justiça uma pensão do pai, a  mãe e bebê foram acompanhadas pela pastoral da criança e receberam ajuda dos programas do governo.   O bebê está saudável.  O menino voltou a escola. Seus direitos enfim foram garantidos e ele trabalha como aprendiz.

Todo fim de semana os dois amigos se encontram na praça para conversar. Um dos últimos assuntos foi sobre a copa do mundo sediada no Brasil.

Um comentário:

PLANTÃO PEDAGÓGICO

             A nossa escola convida todos os pais e/ou responsáveis para o plantão pedagógico do 1° bimestre. Sua presença é fundamental nes...