1ª ESTAÇÃO:JESUS É CONDENADO À MORTE
O nosso orgulho, inveja, egoísmo, covardia, comodismo, calúnias, apego exagerado pelas coisas deste mundo vos condenaram. Eis aqui o segredo da injusta sentença. Tenho que perguntar-me: o que eu fiz com Cristo? Não O condenei, por acaso, a morrer?
2ª ESTAÇÃO: JESUS TOMA A CRUZ AOS OMBROS
Todos os pecados do mundo nos Vossos ombros. O mundo grita, xinga, critica, está rindo em sua loucura. Cristo sofre e caminha em silêncio para me salvar.
3ª ESTAÇÃO:JESUS CAI POR TERRA
Nós partimos cheios de confiança e um dia caímos. Percebemos no nosso caminho uma flor, uma ilusão e tivemos tanta vontade de levá-la. Então paramos, traímos o caminho difícil e ficamos longe do caminho de Cristo.
4ª ESTAÇÃO:JESUS ENCONTRA-SE COM SUA MÃE
Quanta dor da Mãe neste encontro. Ela vai com Seu Filho. Ela vai na multidão despercebida, preocupada com seus filhos. Não fala, vai junto com Jesus, preocupada com todos nós.
5ª ESTAÇÃO:CIRINEU AJUDA A CARREGAR A CRUZ
Nós também precisamos dos outros. Nosso caminho é também duro e perigoso demais para podermos vencê-lo sozinhos. E tantas vezes, orgulhosos, afastamos as mãos que nos querem ajudar. Mais ainda, pensamos que Cristo é desnecessário em nossa vida.
6ª ESTAÇÃO:VERÔNICA ENXUGA O ROSTO DE JESUS
Desculpe, Jesus, o meu corpo desejoso de prazeres. Ninguém consegue descobrir em mim um pouco de Vós. Desculpe, Jesus, o meu coração cheio de ódio e egoísmo. Ninguém consegue descobrir nele o Vosso amor.
7ª ESTAÇÃO:JESUS CAI PELA SEGUNDA VEZ
São os pecados horríveis que o oprimem. Tão depressa me acostumo a praticar o mal. Falta de fidelidade, falta de prudência. Não enxergo mais nada — só o mal. Procuro o mal. Estou caído, desanimado. Não vejo os outros no caminho, meus olhos fechados, meus ouvidos surdos. Mas tenho medo de ficar assim. Sei que essa não é a posição digna, humana.
8ª ESTAÇÃO:JESUS CONSOLA AS MULHERES PIEDOSAS
Perceber os pecados dos outros é sempre mais fácil do que chorar os nossos. Cada um passa diante do meu tribunal; o mundo todo — prefiro julgar os outros do que a mim e descubro facilmente culpados: bêbados, preguiçosos, fofoqueiros, falsos, mentirosos, injustos, egoístas — só eu o perfeito.
9ª ESTAÇÃO:JESUS CAI PELA TERCEIRA VEZ
Eu também caí de novo. Sempre estou caindo. Às vezes duvido se poderei levantar-me. Mas vendo-Vos a meu lado, recupero as minhas forças e certamente vencerei com Vossa graça.
10ª ESTAÇÃO:JESUS É DESPIDO DE SUAS VESTES
Mas principalmente abandonar as vestes do egoísmo, da indiferença. Só assim podemos defender a dignidade humana de nossa família e das famílias que vivem ao nosso redor..
11ª ESTAÇÃO:JESUS É PREGADO NA CRUZ
Nós também precisamos aceitar a nossa cruz na hora presente. Não podemos escolher. Temos que aceitar a nossa cruz. Ela é pronta, feita para meu tamanho, feita dos meus sofrimentos. Temos que apegar-nos a ela.
12ª ESTAÇÃO:JESUS MORRE NA CRUZ
“salvai-nos, salvai-nos, Senhor, não podemos mais viver assim, tirai-nos do pecado”. Quando eu morrer, Cristo, deixai-me entregar o meu coração a Vós, morrer para Vós, para viver em Vós.
13ª ESTAÇÃO:O CORPO DE JESUS É DEPOSITADO NOS BRAÇOS DE SUA MÃE
A Vossa obra, Cristo, é consumada. os pregos são desnecessários. Agora podeis descer e descansar. Devagarinho descem-no da cruz. A Mãe recolhe-O nos seu braços. Tanta dor atravessou a sua alma, mas agora…
14ª ESTAÇÃO:JESUS É DEPOSITADO NO SEPULCRO
Nossa ressurreição será no fim do caminho. Embora o caminho seja difícil, sabemos que Cristo espera por nós na Sua glória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário