E. E.
F. FRANCISCO AMARAL LIMA
CACIMBA
FUNDA- ARACATI-CE
CARNAÚBA:
PRA QUE TE QUERO?
EXPERIÊNCIA
PEDAGÓGICA
VIVER
BEM NO SEMIARIDO
AGRINHO
– 2015
CARNAÚBA:
PRA QUE TE QUERO?
Para não deixar saudade
Carece preservação
Não deixemos ser privado
Dessa sombra nosso chão
Tão valente e destemida
Salve a Árvore da Vida
Patrimônio da Nação.
(autor desconhecido)
1- IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
ARACATI-
CEARÁ
ESCOLA:
E.E.F.FRANCISCO
AMARAL LIMA
PROFESSORA
RESPONSÁVEL: SILVANIA LIBERATO
SÉRIE\ANO:
1º
AO 5º ANOS
TURMAS:
1º
A; 1º B; 2º A; 2º B;3º A; 3º B;4º A; 4º B; 5º A e 5º B
DURAÇÃO
DO PROJETO: 02 MESES( AGOSTO E SETEMBRO)
2-TEMA: CARNAÚBA: PRA QUE TE
QUERO?
3-SUBTEMA: CARNAÚBA: SIMBOLO DO
SEMIÁRIDO
4 .
JUSTIFICATIVA
Compreendendo todo o espaço escolar
como meio de interação e construção continua de conhecimento, o presente
projeto visa proporcionar momentos de reflexão sobre a preservação e mesmo de
transformação que os carnaubais vêem sofrendo nos últimos anos, como o processo
de instalação do agronegócio na região. Promovendo uma melhor percepção sobre a
importância da carnaúba, possibilitando uma reflexão individual e coletiva das
questões econômicas, sociais e ambientais, utilizando experiências vividas e a
disseminação dessas idéias aos educando e demais membros da comunidade local, o
projeto será desenvolvido mediante as pesquisas e observações de docentes e
discentes sobre o estado que se encontram os nossos carnaubais, procurando
responder os anseios dos alunos, quanto à utilidade dos diferentes recursos da
carnaúba.
A carnaúba é uma palmeira nativa do
Nordeste brasileiro, exercendo grande importância na vida econômica e social da
Região, justificando a análise de seus benefícios para mostrar a importância de
sua preservação. Especificamente identificam-se seus valores, além de estimar e
analisar o benefício privado de sua utilização. “As informações abrangeram os
estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Maranhão, entre 2001 e 2005.
Mostrar-se-á que a preservação é desejável monetariamente, isso será feito
através da mensuração do lucro (análise do benefício privado - maximização das
receitas, e minimização dos custos)”. Nessa perspectiva, identificou-se seu:
valor de uso direto, resultante de suas aplicações medicinais, artesanais,
alimentícias em construções civis e da extração do pó; valor de uso indireto,
referente à sua colaboração na desobstrução de rios, manutenção de espécies e
da temperatura; valor de opção refere-se a novas aplicações; valor de
existência decorre de sua utilização como símbolo de Estados/municípios e para
a manutenção dos valores culturais.
Diante dessas pesquisas o grupo
discente e docente sentiu a necessidade de desenvolver o projeto, de modo a
mobilizar todos os segmentos para uma reflexão sobre a importância dos
carnaubais para nossa comunidade, uma vez que nos últimos anos estão sendo
substituídos por grandes plantações de frutas, no desenvolvimento do
agronegócio na região.
Destacando
aqui a importância da Educação Ambiental nas escolas, como um meio para superação .Assim, é
necessário que se estabeleça um dialogo constante entre as partes, para, assim,
construirmos propostas, com referencial teórico embasado nas dimensões que
norteiam as questões ambientais, possibilitando a construção de práticas
pedagógicas efetivas, capazes de quebrar paradigmas e romper com modelos
tradicionalmente construídos e promover mudanças de valores e comportamentos.
Neste
sentido, Guimarães (2004), ressalta:
De um lado a
opulência da riqueza e do consumo, com sua sede insaciável de exploração de
recursos naturais a qualquer custo(socioambiental), transformando os recursos
em bens materiais e descuidando-se dos resíduos do processo e do descarte dos
produtos consumidos.Do outro, a debilidade da miséria com sua insalubridade e
um modo de vida sem oportunidades, em que só resta a luta pela sobrevivência a
qualquer custo\)socioambiental).
Enfim, o importante é encontrarmos o
caminho, no meio do caos, para as bases de uma educação capaz de promover um
desenvolvimento humano integral e que, com um todo, se encaminhe na procura de
sentido e significação da existência humana, ou seja, uma educação para a vida.
QUESTÕES GERADORAS:
·
Qual
a importância da preservação da carnaúba em nossa região?
·
O
que vêem provocando o desaparecimento dessa árvore nativa na nossa comunidade?
·
Que
técnicas adequadas de manejo pode ser usada na carnaubeira?
·
Como
acontece a produção da cera?
·
Quais
impactos a derrubada das carnaúbas podem causar ao meio ambiente?
·
Quais
as utilidades da carnaúba?
·
Como
obter o pó? Suas implicações econômicas?
·
Quais
os impactos que a comercialização provoca no desenvolvimento local?
·
Como
os extrativistas tratam a questão da segurança e relação de trabalho no mercado
informal?
·
O
que podemos fazer para recuperar o potencial que a carnaúba teve durante muitos
anos em nossa comunidade?
·
Como
os Bancos podem financiar e estimular com linhas de créditos para a produção e extratação
do pó\cera?
5-OBJETIVO
5.1-OBJETIVO GERAL:
Promover
uma melhor percepção sobre a importância da carnaúba, possibilitando uma
reflexão das questões econômicas, ambientais e sociais, utilizando experiências
vividas como estimulo a mudanças de atitudes e a disseminação dessas idéias aos
educandos e demais membros da comunidade local.
6-OBJETIVOS ESPECIFICOS:
·
Despertar o interesse e a
curiosidade sobre o tema do projeto;
·
Desenvolver habilidades de
pesquisa e leitura;
·
Mostrar aos alunos as vantagens
na melhoria e preservação dos carnaubais;
·
Divulgar para a comunidade
escolar, por meio das ações dos alunos envolvidos, os processos desencadeados
pelas ações ambientais;
·
Ter novos comportamentos e atitudes perante os
problemas ambientais, especialmente com relação aos carnaubais;
·
Refletir sobre a importância da carnaúba para
a economia local;
·
Produzir diferentes tipos de textos;
·
Construir cartazes; folders; panfletos;
murais, etc;
·
Desenvolver a imaginação e a
criatividade com produção de textos;
·
Desenvolver a linguagem oral e
escrita.
·
Discutir sobre o tema e o filme assistido;
·
Contar história sobre a Lenda
da Carnaúba para os alunos na sala e em outras turmas;;
·
Produzir textos ilustrativos sobre a carnaúba
e suas utilidades;
·
Fazer pesquisas no laboratório de informática
sobre curiosidades e informações que relacionam a importância dos carnaubais
para a saúde do nosso planeta;
·
Discutir informalmente sobre as
pesquisas encontradas por eles na internet;
·
Fazer uma pesquisa sobre: árvores frutíferas
da nossa região e árvores brasileiras e trazer para sala de aula;
·
Montar um painel com frases e
confeccionar uma carnaúba para exposição no pátio;
·
Ensaiar e apresentar: música,
paródias;poesias;
·
Realizar mapeamento das áreas
que ainda existe os carnaubais;
7-METODOLOGIA
7.1-PORTUGUÊS
·
Reunião com professores, funcionários,
alunos, pais e representantes do Conselho Escolar conversar sobre a escolha do
tema a ser trabalhado, mediante as observações e pesquisas;
·
Leitura de diferentes tipos de textos sobre a
temática do projeto em jornais, revistas e cartilha do agrinho;
·
Roda de conversa ; levantamento dos
conhecimentos prévios;
·
Pesquisas diversas: textos informativos e
científicos sobre a temática;
·
Produções de diferentes tipos de textos orais
e escritos: relatórios, paródias, poesias, redações, receitas; folders, cordéis
e outros;
·
Interpretação de diferentes textos de acordo
com os descritores trabalhados;
·
Produção
de folheto para distribuição na comunidade;
·
Produção de folders;
·
Caça palavras, cruzadinhas, e outras
atividades;
·
Realização de entrevista com artesãos locais
e elaboração de relatórios;
·
Exibição de vídeos diversos sobre a temática
e produção de uma redação sobre a temática;
·
Produção de programa de rádio;
·
Divulgação do trabalho realizado no blog,redes
sociais e sites;
·
Elaboração e execução de entrevistas com os
pais dos alunos que trabalham no corte da carnaúba;
7.2-MATEMÁTICA
·
Construção de gráficos e tabelas que
visualizem a produção da cera da carnaúba;
·
Pesquisas sobre o processo de produção e
venda dos produtos da carnaúba;
·
Fazendo estimativas e elaborando cálculos;
·
Estudo sobre margem de lucro e venda da cera;
·
Situações problemas envolvendo o valor diário
dos serviços no processo de corte da palha;
·
Trabalhos com o sistema de numeração decimal,
porcentagem e medidas em situações do cotidiano;
·
Calculo de áreas, utilizando as formas
geométricas;
·
Atividades envolvendo produtividade e
rendimento da cera;
·
Pesquisa e construção de gráficos sobre a
comercialização do pó e da cera de origem;
7.3-HISTÓRIA
·
Pesquisa e elaboração de seminários sobre a
história da carnaúba na região;
·
Pesquisa e montagem de linha do tempo com a
expansão dos carnaubais na região;
·
Pesquisa e palestras sobre linhas de créditos
para os extrativista da região;
·
Compreensão de como acontece a obtenção do
pó; diferentes processos;
·
Pesquisa do Decreto-Lei que
7.4-GEOGRAFIA
·
Pesquisa, estudo, leituras e exibição de
vídeos sobre o semiárido;
·
Pesquisa sobre os estados da região nordeste
que ainda apresentam a extração e uso dos benefícios da carnaubeira;
·
Mapeamento de toda área onde ainda existe
carnaúbas na região;
·
Pesquisa e aulas de campo para observação de
como manejar adequadamente a carnaubeira;
·
Produção de folders e panfletos sobre os usos
da carnaúba;
·
Produção de textos, mediante a pesquisas em
sites diversos sobre a obtenção do pó;
7.5-CIENCIAS NATURAIS
·
Pesquisa sobre as doenças que atacam a
carnaúba;
·
Exibição de vídeos sobre a exposição ao sol,
no corte de forma inadequada;
·
Estudo sobre a Segurança e relação de
trabalho;
·
Produção de programa de radio sobre as
utilidades da carnaúba;sobre a conservação e preservação dos carnaubais;
·
Reflexões através de vídeos, textos e
pesquisas sobre a importância da manter a vegetação nativa da região;
7.6-ARTES
·
Jogo sócio dramático para representar de
poesia” Os setes constituintes”;
·
Escuta de música; releitura e atividades
diversas: poesias; paródias; folders e mensagens;
·
Exibição de vídeos sobre as temáticas
abordadas;
·
Produção de história em quadrinhos;
·
Construção de maquetes;
·
Produção de teatro sobre a lenda da carnaúba;
·
Confecção de cartazes e murais;
·
Palestra com técnicos da sec. De agricultura;
extrativistas; trabalhadores; e presidentes das associações locais;
7.7-EDUCAÇÃO FISICA
·
Aulas de campo para observação e entrevistas;
·
Aula de campo: memorial da carnaúba;.
·
Jogos didáticos:quebra cabeça e outros sobre
a temática;
·
Produção de desenhos;
·
Passeata com distribuição de folders;
·
Caminhada no dia A agrinho na comunidade;
·
Pedágio na comunidade: convite para
culminância;
·
Entrevistas com os pais dos alunos que ainda
utilizam a extração do pó;
8-AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada ao longo do
desenvolvimento do projeto, depois de cada etapa realizada, procurando
verificar se os objetivos propostos foram alcançados. Realizaremos registros
das atividades, bem como as observações para fazer a uma auto-avaliação e dar
continuidade as ações posteriores e ou reprogramar .
9-CRONOGRAMA
Atividades
|
Mês:agosto
|
Mês: setembro
|
·
Reunião com professores, funcionários,
alunos, pais e representantes do Conselho Escolar conversar sobre a escolha
do tema a ser trabalhado, mediante as observações e pesquisas;
·
Leitura de diferentes tipos de textos
sobre a temática do projeto em jornais, revistas e cartilha do agrinho;
·
Roda de conversa ; levantamento dos
conhecimentos prévios;
·
Pesquisas diversas: textos
informativos e científicos sobre a temática;
·
Produções de diferentes tipos de
textos orais e escritos: relatórios, paródias, poesias, redações, receitas;
folders, cordéis e outros;
·
Interpretação de diferentes textos de
acordo com os descritores trabalhados;
·
Produção de folheto para distribuição na comunidade;
·
Produção de folders;
·
Caça palavras, cruzadinhas, e outras
atividades;
·
Realização de entrevista com artesãos
locais e elaboração de relatórios;
·
Exibição de vídeos diversos sobre a
temática e produção de uma redação sobre a temática;
·
Produção de programa de rádio;
·
Divulgação do trabalho realizado no
blog,redes sociais e sites;
·
Elaboração e execução de entrevistas
com os pais dos alunos que trabalham no corte da carnaúba;
·
Construção de gráficos e tabelas que
visualizem a produção da cera da carnaúba;
·
Pesquisas sobre o processo de produção
e venda dos produtos da carnaúba;
·
Fazendo estimativas e elaborando
cálculos;
·
Estudo sobre margem de lucro e venda
da cera;
·
Situações problemas envolvendo o valor
diário dos serviços no processo de corte da palha;
·
Trabalhos com o sistema de numeração
decimal, porcentagem e medidas em situações do cotidiano;
·
Calculo de áreas, utilizando as formas
geométricas; atividades envolvendo produtividade e rendimento da cera;
·
Pesquisa e construção de gráficos
sobre a comercialização do pó e da cera de origem;
·
Pesquisa e elaboração de seminários
sobre a história da carnaúba na região;
·
Pesquisa e montagem de linha do tempo
com a expansão dos carnaubais na região;
·
Pesquisa e palestras sobre linhas de
créditos para os extrativista da região;
·
Compreensão de como acontece a
obtenção do pó; diferentes processos;
·
Pesquisa, estudo, leituras e exibição
de vídeos sobre o semiarido;
·
Pesquisa sobre os estados da região
nordeste que ainda apresentam a extração e uso dos benefícios da carnaubeira;
·
Mapeamento de toda área onde ainda
existe carnaúbas na região;
·
Pesquisa e aulas de campo para observação
de como manejar adequadamente a carnaubeira;
·
Produção de folders e panfletos sobre
os usos da carnaúba;
·
Produção de textos, mediante a
pesquisas em sites diversos sobre a obtenção do pó;
·
Pesquisa sobre as doenças que atacam a
carnaúba;
·
Exibição de vídeos sobre a exposição
ao sol, no corte de forma inadequada;
·
Estudo sobre a Segurança e relação de
trabalho;
·
Produção de programa e exibição na
radio escolar sobre as utilidades da carnaúba;sobre a conservação e
preservação dos carnaubais;
·
Reflexões através de vídeos, textos e
pesquisas sobre a importância da manter a vegetação nativa da região;
·
Jogo sócio dramático para representar
de poesia” Os setes constituintes”;
·
Escuta de música; releitura e
atividades diversas: poesias; paródias; folders e mensagens;
·
Exibição de vídeos sobre as temáticas
abordadas;
·
Produção de história em quadrinhos; Construção
de maquetes;
·
Produção de teatro sobre a lenda da
carnaúba;
·
Confecção de cartazes e murais;
·
Palestra com técnicos da sec. De
agricultura; extrativistas; trabalhadores; e presidentes das associações
locais;
·
Aulas de campo para observação e
entrevistas;
·
Aula de campo: memorial da carnaúba;.
·
Jogos didáticos:quebra cabeça e outros
sobre a temática; Produção de desenhos;
·
Passeata com distribuição de folders;
·
Caminhada no dia A agrinho na
comunidade;
·
Pedágio na comunidade: convite para
culminância;
·
Entrevistas com os pais dos alunos que
ainda utilizam a extração do pó;
·
Culminância do Projeto com exposição
para a comunidade, através de uma feira com o artesanato para os pais, alunos
e escolas convidadas;Participação da caminhada e exposição dos trabalhos
realizados pela Secretaria de Educação do Município.
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Envio
do projeto e relatório da Experiência Pedagógica
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10-RECURSOS
HUMANOS:professores;
produtores de cera; trabalhadores locais; associações; Secretaria de
Agricultura; banco do Nordeste;
MATERIAIS:Computador,
impressora, papelão, tubos de papelão, máquina fotográfica, caixa de som,
pinceis p/ quadro branco, tinta guache, data show, notebook, papel ofício,
papelão, caneta, caderno, lápis, bastão de cola quente, pistola para cola
quente, estilete, tesoura, régua, barbante, tinta para tecido, solvente,
verniz, barbante, corda, microfone, caixa de som, decoração de cortina, TNT, EVA,
pincéis. Esteiras; palhas; produtos diversos;
11-CULMINÂNCIA
A culminância acontecerá em um momento
destinado para as apresentações dos trabalhos realizados, através de exposições
em stands dos trabalhos produzidos pelos alunos, com distribuição de panfletos
e exposição de trabalhos artesanais, em forma de Feira comunitária;
No momento haverá apresentações diversas:
paródias, poesias, dramatizações com uma peça de teatro sobre a temática.
Sendo dessa maneira o
fechamento do projeto didático,
possibilitando dar ao aluno visibilidade
para o processo de aprendizagem pelo qual passou e apresentar o trabalho das
turmas para a comunidade e os pais, que são estimulados a perceber o avanço de seus
filhos.
O evento está prevista
com exposição dos objetivos de cada atividade realizada, dos registros das
várias versões do produto final e das fotos que ilustram o processo comum,
em caráter pedagógico, incluindo a
definição de critérios para a exposição do material e apresentações diversas.
12-REFERENCIAS
BIBLIOGRAFICAS
GRAÇA, Luziray Barbosa; CAMPOS, Marcella Pereira da
Cunha. Educação Ambiental: uma reavaliação da prática escolar. Educação Ambiental em Ação, n.
29, 2009. Disponível em:
GUIMARÃES,M.A formação
de educadores ambientais.Campinas: Papirus, 2004.
GRUN, Mauro Ética e
Educação Ambiental- a conexão necessária.São Paulo: Papirus, 1996.
Higuchi, M.I.G. (2002). “Psicologia Ambiental: Uma introdução às definições, histórico e
campos de estudo e pesquisa”. Cadernos
Universitários. Canoas:ULBRA.
LIMA, G.C.Questões
ambiental e educação: contribuição para o debate.Ambiente& Sociedade.
Ano 2, nº 5, p.135-153, Campinas: 1999.
MINISTÈRIO
DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares
Nacionais: Meio Ambiente, Saúde.3
ed. Brasília, 2001.
MORIN, Edgar: KERN,
Anne-Brigitte.Terra-Pátria(Paulo Azevedo Neves da Silva TRD).Porto
Alegre:Sulina, 2003.
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