quarta-feira, 9 de setembro de 2015






E. E. F. FRANCISCO AMARAL LIMA
CACIMBA FUNDA- ARACATI-CE
CARNAÚBA: PRA QUE TE QUERO?










EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA

VIVER BEM NO SEMIARIDO
AGRINHO – 2015

CARNAÚBA: PRA QUE TE QUERO?





































Para não deixar saudade
Carece preservação
Não deixemos ser privado
Dessa sombra nosso chão
Tão valente e destemida
Salve a Árvore da Vida
Patrimônio da Nação.
(autor desconhecido)



1-    IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
ARACATI- CEARÁ
ESCOLA: E.E.F.FRANCISCO AMARAL LIMA
PROFESSORA RESPONSÁVEL: SILVANIA LIBERATO
SÉRIE\ANO: 1º AO 5º ANOS
TURMAS: 1º A; 1º B; 2º A; 2º B;3º A; 3º B;4º A; 4º B; 5º A e 5º B
DURAÇÃO DO PROJETO: 02 MESES( AGOSTO E SETEMBRO)

  2-TEMA: CARNAÚBA: PRA QUE TE QUERO?

  3-SUBTEMA: CARNAÚBA: SIMBOLO DO SEMIÁRIDO
  4 . JUSTIFICATIVA
Compreendendo todo o espaço escolar como meio de interação e construção continua de conhecimento, o presente projeto visa proporcionar momentos de reflexão sobre a preservação e mesmo de transformação que os carnaubais vêem sofrendo nos últimos anos, como o processo de instalação do agronegócio na região. Promovendo uma melhor percepção sobre a importância da carnaúba, possibilitando uma reflexão individual e coletiva das questões econômicas, sociais e ambientais, utilizando experiências vividas e a disseminação dessas idéias aos educando e demais membros da comunidade local, o projeto será desenvolvido mediante as pesquisas e observações de docentes e discentes sobre o estado que se encontram os nossos carnaubais, procurando responder os anseios dos alunos, quanto à utilidade dos diferentes recursos da carnaúba.
A carnaúba é uma palmeira nativa do Nordeste brasileiro, exercendo grande importância na vida econômica e social da Região, justificando a análise de seus benefícios para mostrar a importância de sua preservação. Especificamente identificam-se seus valores, além de estimar e analisar o benefício privado de sua utilização. “As informações abrangeram os estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Maranhão, entre 2001 e 2005. Mostrar-se-á que a preservação é desejável monetariamente, isso será feito através da mensuração do lucro (análise do benefício privado - maximização das receitas, e minimização dos custos)”. Nessa perspectiva, identificou-se seu: valor de uso direto, resultante de suas aplicações medicinais, artesanais, alimentícias em construções civis e da extração do pó; valor de uso indireto, referente à sua colaboração na desobstrução de rios, manutenção de espécies e da temperatura; valor de opção refere-se a novas aplicações; valor de existência decorre de sua utilização como símbolo de Estados/municípios e para a manutenção dos valores culturais.
Diante dessas pesquisas o grupo discente e docente sentiu a necessidade de desenvolver o projeto, de modo a mobilizar todos os segmentos para uma reflexão sobre a importância dos carnaubais para nossa comunidade, uma vez que nos últimos anos estão sendo substituídos por grandes plantações de frutas, no desenvolvimento do agronegócio na região.
Destacando aqui a importância da Educação Ambiental nas escolas,  como um meio para superação .Assim, é necessário que se estabeleça um dialogo constante entre as partes, para, assim, construirmos propostas, com referencial teórico embasado nas dimensões que norteiam as questões ambientais, possibilitando a construção de práticas pedagógicas efetivas, capazes de quebrar paradigmas e romper com modelos tradicionalmente construídos e promover mudanças de valores e comportamentos.
            Neste sentido, Guimarães (2004), ressalta:
De um lado a opulência da riqueza e do consumo, com sua sede insaciável de exploração de recursos naturais a qualquer custo(socioambiental), transformando os recursos em bens materiais e descuidando-se dos resíduos do processo e do descarte dos produtos consumidos.Do outro, a debilidade da miséria com sua insalubridade e um modo de vida sem oportunidades, em que só resta a luta pela sobrevivência a qualquer custo\)socioambiental).
Enfim, o importante é encontrarmos o caminho, no meio do caos, para as bases de uma educação capaz de promover um desenvolvimento humano integral e que, com um todo, se encaminhe na procura de sentido e significação da existência humana, ou seja, uma educação para a vida.
QUESTÕES GERADORAS:
·         Qual a importância da preservação da carnaúba em nossa região?
·         O que vêem provocando o desaparecimento dessa árvore nativa na nossa comunidade?
·         Que técnicas adequadas de manejo pode ser usada na carnaubeira?
·         Como acontece a produção da cera?
·         Quais impactos a derrubada das carnaúbas podem causar ao meio ambiente?
·         Quais as utilidades da carnaúba?
·         Como obter o pó? Suas implicações econômicas?
·         Quais os impactos que a comercialização provoca no desenvolvimento local?
·         Como os extrativistas tratam a questão da segurança e relação de trabalho no mercado informal?
·         O que podemos fazer para recuperar o potencial que a carnaúba teve durante muitos anos em nossa comunidade?
·         Como os Bancos podem financiar e estimular com linhas de créditos para a produção e extratação do pó\cera?



5-OBJETIVO
  5.1-OBJETIVO GERAL:
Promover uma melhor percepção sobre a importância da carnaúba, possibilitando uma reflexão das questões econômicas, ambientais e sociais, utilizando experiências vividas como estimulo a mudanças de atitudes e a disseminação dessas idéias aos educandos e demais membros da comunidade local.

  6-OBJETIVOS ESPECIFICOS:
·         Despertar o interesse e a curiosidade sobre o tema do projeto;
·         Desenvolver habilidades de pesquisa e leitura;
·         Mostrar aos alunos as vantagens na melhoria e preservação dos carnaubais;
·         Divulgar para a comunidade escolar, por meio das ações dos alunos envolvidos, os processos desencadeados pelas ações ambientais;
·          Ter novos comportamentos e atitudes perante os problemas ambientais, especialmente com relação aos carnaubais;
·         Refletir sobre a importância da carnaúba para a economia local;
·         Produzir diferentes tipos de textos;
·         Construir cartazes; folders; panfletos; murais, etc;
·         Desenvolver a imaginação e a criatividade com produção de textos;
·         Desenvolver a linguagem oral e escrita.
·          Discutir sobre o tema e o filme assistido;
·         Contar história sobre a Lenda da Carnaúba para os alunos na sala e em outras turmas;;
·          Produzir textos ilustrativos sobre a carnaúba e suas utilidades;
·          Fazer pesquisas no laboratório de informática sobre curiosidades e informações que relacionam a importância dos carnaubais para a saúde do nosso planeta;
·         Discutir informalmente sobre as pesquisas encontradas por eles na internet;
·          Fazer uma pesquisa sobre: árvores frutíferas da nossa região e árvores brasileiras e trazer para sala de aula;
·         Montar um painel com frases e confeccionar uma carnaúba para exposição no pátio;
·         Ensaiar e apresentar: música, paródias;poesias;
·         Realizar mapeamento das áreas que ainda existe os carnaubais;
7-METODOLOGIA
7.1-PORTUGUÊS
·                Reunião com professores, funcionários, alunos, pais e representantes do Conselho Escolar conversar sobre a escolha do tema a ser trabalhado, mediante as observações e pesquisas;
·                Leitura de diferentes tipos de textos sobre a temática do projeto em jornais, revistas e cartilha do agrinho;
·         Roda de conversa ; levantamento dos conhecimentos prévios;
·         Pesquisas diversas: textos informativos e científicos sobre a temática;
·         Produções de diferentes tipos de textos orais e escritos: relatórios, paródias, poesias, redações, receitas; folders, cordéis e outros;
·         Interpretação de diferentes textos de acordo com os descritores trabalhados;
·         Produção  de folheto para distribuição na comunidade;
·         Produção de folders;
·         Caça palavras, cruzadinhas, e outras atividades;
·         Realização de entrevista com artesãos locais e elaboração de relatórios;
·         Exibição de vídeos diversos sobre a temática e produção de uma redação sobre a temática;
·         Produção de programa de rádio;
·         Divulgação do trabalho realizado no blog,redes sociais e sites;
·         Elaboração e execução de entrevistas com os pais dos alunos que trabalham no corte da carnaúba;
7.2-MATEMÁTICA
·         Construção de gráficos e tabelas que visualizem a produção da cera da carnaúba;
·         Pesquisas sobre o processo de produção e venda dos produtos da carnaúba;
·         Fazendo estimativas e elaborando cálculos;
·         Estudo sobre margem de lucro e venda da cera;
·         Situações problemas envolvendo o valor diário dos serviços no processo de corte da palha;
·         Trabalhos com o sistema de numeração decimal, porcentagem e medidas em situações do cotidiano;
·         Calculo de áreas, utilizando as formas geométricas;
·         Atividades envolvendo produtividade e rendimento da cera;
·         Pesquisa e construção de gráficos sobre a comercialização do pó e da cera de origem;

      7.3-HISTÓRIA
·         Pesquisa e elaboração de seminários sobre a história da carnaúba na região;
·         Pesquisa e montagem de linha do tempo com a expansão dos carnaubais na região;
·         Pesquisa e palestras sobre linhas de créditos para os extrativista da região;
·         Compreensão de como acontece a obtenção do pó; diferentes processos;
·         Pesquisa do Decreto-Lei que

      7.4-GEOGRAFIA
·         Pesquisa, estudo, leituras e exibição de vídeos sobre o semiárido;
·         Pesquisa sobre os estados da região nordeste que ainda apresentam a extração e uso dos benefícios da carnaubeira;
·         Mapeamento de toda área onde ainda existe carnaúbas na região;
·         Pesquisa e aulas de campo para observação de como manejar adequadamente a carnaubeira;
·         Produção de folders e panfletos sobre os usos da carnaúba;
·         Produção de textos, mediante a pesquisas em sites diversos sobre a obtenção do pó;

      7.5-CIENCIAS NATURAIS
·         Pesquisa sobre as doenças que atacam a carnaúba;
·         Exibição de vídeos sobre a exposição ao sol, no corte de forma inadequada;
·         Estudo sobre a Segurança e relação de trabalho;
·         Produção de programa de radio sobre as utilidades da carnaúba;sobre a conservação e preservação dos carnaubais;
·         Reflexões através de vídeos, textos e pesquisas sobre a importância da manter a vegetação nativa da região;

     7.6-ARTES
·         Jogo sócio dramático para representar de poesia” Os setes constituintes”;
·         Escuta de música; releitura e atividades diversas: poesias; paródias; folders e mensagens;
·         Exibição de vídeos sobre as temáticas abordadas;
·         Produção de história em quadrinhos;
·         Construção de maquetes;
·         Produção de teatro sobre a lenda da carnaúba;
·         Confecção de cartazes e murais;
·         Palestra com técnicos da sec. De agricultura; extrativistas; trabalhadores; e presidentes das associações locais;

    7.7-EDUCAÇÃO FISICA
·         Aulas de campo para observação e entrevistas;
·         Aula de campo: memorial da carnaúba;.
·         Jogos didáticos:quebra cabeça e outros sobre a temática;
·         Produção de desenhos;
·         Passeata com distribuição de folders;
·         Caminhada no dia A agrinho na comunidade;
·         Pedágio na comunidade: convite para culminância;
·         Entrevistas com os pais dos alunos que ainda utilizam a extração do pó;

8-AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada ao longo do desenvolvimento do projeto, depois de cada etapa realizada, procurando verificar se os objetivos propostos foram alcançados. Realizaremos registros das atividades, bem como as observações para fazer a uma auto-avaliação e dar continuidade as ações posteriores e ou reprogramar .
9-CRONOGRAMA           

Atividades
Mês:agosto

Mês: setembro

·                Reunião com professores, funcionários, alunos, pais e representantes do Conselho Escolar conversar sobre a escolha do tema a ser trabalhado, mediante as observações e pesquisas;
·                Leitura de diferentes tipos de textos sobre a temática do projeto em jornais, revistas e cartilha do agrinho;
·         Roda de conversa ; levantamento dos conhecimentos prévios;
·         Pesquisas diversas: textos informativos e científicos sobre a temática;
·         Produções de diferentes tipos de textos orais e escritos: relatórios, paródias, poesias, redações, receitas; folders, cordéis e outros;
·         Interpretação de diferentes textos de acordo com os descritores trabalhados;
·         Produção  de folheto para distribuição na comunidade;
·         Produção de folders;
·         Caça palavras, cruzadinhas, e outras atividades;
·         Realização de entrevista com artesãos locais e elaboração de relatórios;
·         Exibição de vídeos diversos sobre a temática e produção de uma redação sobre a temática;
·         Produção de programa de rádio;
·         Divulgação do trabalho realizado no blog,redes sociais e sites;
·         Elaboração e execução de entrevistas com os pais dos alunos que trabalham no corte da carnaúba;
·         Construção de gráficos e tabelas que visualizem a produção da cera da carnaúba;
·         Pesquisas sobre o processo de produção e venda dos produtos da carnaúba;
·         Fazendo estimativas e elaborando cálculos;
·         Estudo sobre margem de lucro e venda da cera;
·         Situações problemas envolvendo o valor diário dos serviços no processo de corte da palha;
·         Trabalhos com o sistema de numeração decimal, porcentagem e medidas em situações do cotidiano;
·         Calculo de áreas, utilizando as formas geométricas; atividades envolvendo produtividade e rendimento da cera;
·         Pesquisa e construção de gráficos sobre a comercialização do pó e da cera de origem;
·         Pesquisa e elaboração de seminários sobre a história da carnaúba na região;
·         Pesquisa e montagem de linha do tempo com a expansão dos carnaubais na região;
·         Pesquisa e palestras sobre linhas de créditos para os extrativista da região;
·         Compreensão de como acontece a obtenção do pó; diferentes processos;
·         Pesquisa, estudo, leituras e exibição de vídeos sobre o semiarido;
·         Pesquisa sobre os estados da região nordeste que ainda apresentam a extração e uso dos benefícios da carnaubeira;
·         Mapeamento de toda área onde ainda existe carnaúbas na região;
·         Pesquisa e aulas de campo para observação de como manejar adequadamente a carnaubeira;
·         Produção de folders e panfletos sobre os usos da carnaúba;
·         Produção de textos, mediante a pesquisas em sites diversos sobre a obtenção do pó;
·         Pesquisa sobre as doenças que atacam a carnaúba;
·         Exibição de vídeos sobre a exposição ao sol, no corte de forma inadequada;
·         Estudo sobre a Segurança e relação de trabalho;
·         Produção de programa e exibição na radio escolar sobre as utilidades da carnaúba;sobre a conservação e preservação dos carnaubais;
·         Reflexões através de vídeos, textos e pesquisas sobre a importância da manter a vegetação nativa da região;
·         Jogo sócio dramático para representar de poesia” Os setes constituintes”;
·         Escuta de música; releitura e atividades diversas: poesias; paródias; folders e mensagens;
·         Exibição de vídeos sobre as temáticas abordadas;
·         Produção de história em quadrinhos; Construção de maquetes;
·         Produção de teatro sobre a lenda da carnaúba;
·         Confecção de cartazes e murais;
·         Palestra com técnicos da sec. De agricultura; extrativistas; trabalhadores; e presidentes das associações locais;
·         Aulas de campo para observação e entrevistas;
·         Aula de campo: memorial da carnaúba;.
·         Jogos didáticos:quebra cabeça e outros sobre a temática; Produção de desenhos;
·         Passeata com distribuição de folders;
·         Caminhada no dia A agrinho na comunidade;
·         Pedágio na comunidade: convite para culminância;
·         Entrevistas com os pais dos alunos que ainda utilizam a extração do pó;
·         Culminância do Projeto com exposição para a comunidade, através de uma feira com o artesanato para os pais, alunos e escolas convidadas;Participação da caminhada e exposição dos trabalhos realizados pela Secretaria de Educação do Município.
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Envio do projeto e relatório da Experiência Pedagógica

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10-RECURSOS

HUMANOS:professores; produtores de cera; trabalhadores locais; associações; Secretaria de Agricultura; banco do Nordeste;

MATERIAIS:Computador, impressora, papelão, tubos de papelão, máquina fotográfica, caixa de som, pinceis p/ quadro branco, tinta guache, data show, notebook, papel ofício, papelão, caneta, caderno, lápis, bastão de cola quente, pistola para cola quente, estilete, tesoura, régua, barbante, tinta para tecido, solvente, verniz, barbante, corda, microfone, caixa de som, decoração de cortina, TNT, EVA, pincéis. Esteiras; palhas; produtos diversos;

11-CULMINÂNCIA
A culminância acontecerá em um momento destinado para as apresentações dos trabalhos realizados, através de exposições em stands dos trabalhos produzidos pelos alunos, com distribuição de panfletos e exposição de trabalhos artesanais, em forma de Feira comunitária;
No momento haverá apresentações diversas: paródias, poesias, dramatizações com uma peça de teatro sobre a temática.
Sendo dessa maneira o fechamento do  projeto didático, possibilitando  dar ao aluno visibilidade para o processo de aprendizagem pelo qual passou e apresentar o trabalho das turmas para a comunidade e os pais, que são estimulados a perceber o avanço de seus filhos.
O evento está prevista com exposição dos objetivos de cada atividade realizada, dos registros das várias versões do produto final e das fotos que ilustram o processo comum, em  caráter pedagógico, incluindo a definição de critérios para a exposição do material e apresentações diversas.
12-REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

GRAÇA, Luziray Barbosa; CAMPOS, Marcella Pereira da Cunha. Educação Ambiental: uma reavaliação da prática escolar. Educação Ambiental em Ação, n. 29, 2009. Disponível em:
GUIMARÃES,M.A formação de educadores ambientais.Campinas: Papirus, 2004.
GRUN, Mauro Ética e Educação Ambiental- a conexão necessária.São Paulo: Papirus, 1996.

Higuchi, M.I.G. (2002). “Psicologia Ambiental: Uma introdução às definições, histórico e campos de estudo e pesquisa”. Cadernos Universitários. Canoas:ULBRA.


LIMA, G.C.Questões ambiental e educação: contribuição para o debate.Ambiente& Sociedade. Ano 2, nº 5, p.135-153, Campinas: 1999.

MINISTÈRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente, Saúde.3 ed. Brasília, 2001.
 MORIN, Edgar: KERN, Anne-Brigitte.Terra-Pátria(Paulo Azevedo Neves da Silva TRD).Porto Alegre:Sulina, 2003.













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